quarta-feira, 17 de abril de 2013

Champagne










      O Champagne é umtipo de vinho descoberto pelos monges Dom Pérignon e Dom Ruinart.
      Eles tiveram um grandetrabalho para domar esse vinho, eles perceberam que os vinhos que eramproduzido com as uvas Chardonnai, Pinot Noir e Pinot Meunier tinham uma segundafermentação dentro da garrafa e por causa dessa fermentação asgarrafas se quebravam.
Com achegada de Dom Pérignonteve se a descoberta dos cinco principais elementos para que o champagne seje oque ele é hoje.

  • A mistura de diferentesvinhos da região, conseguindo que o produto fique mais harmonioso.
  • Separação eprensagem em separado das uvas pretas que predominam em Champagne, obtendoassim um cristalino sumo de uva.
  • O uso de garrafas devidro mais espesso para melhor permitirem a pressão da segunda fermentação emgarrafa.
  • O uso da rolha de cortiça,vinda de Espanha, que permitiu substituir o anterior sistema, pauzinhos de cânhamoembebidos em azeite.
  • A escavação deprofundas adegas, hoje galerias com vários quilômetrosde extensão e usadas por todos os produtores, para permitir orepouso e envelhecimento do champanhe a uma temperatura constante.
      Nicole Ponsardin trouxeuma das grandes mudanças na produção do Champagne.
      A viuva de FelippeGlicquot segundo a historia foi quem criou a forma de retirar o fermento doChampagne, antes disso o Champagne era turvo e com o aroma residual do levedo,o Champagne comum leva dois anos para ficar pronto os especiais pelourinhoscinco anos.
      O Champagne tem duasfermentação, a primeira em tamques e o segundo nas garrafas, emadega, fazendo o remuage (rotação das garrafas) regularmente.
      A primeira fermentação,chamada fermentação alcoólica é idêntica à a que sofrem os vinhos comuns ( ou seja o nãoefervescente ).
      A segunda fermentaçãoocorre dentro da garra ou seja no engarrafamento é acrescentado umcomposto de fermentos e cerca de 24g de açúcar por litro de vinho.Isso provocará a última fermentação e é estasegunda fermentação que vai dar nascimento àsbolhas de dióxido de carbono.
     Porém,esta segunda fermentação provoca o surgimento de borras que deverão serretiradas do vinho.
     Depois do períodode descanso do vinho as garrafas são colocadas em estantescom o gargalo para baixo.

      A cada dia as garrafassão remuées ou seja são giradas a um quartode volta para retirar as borras da para das garrafas e gazelas descer para ogargalo.
      Para retirar as borrascongela se o gargalo em salmora a uma temperatura de -25 C, depois retira-se acapsula e a borra é expulsa pelo gás sob pressão.
      O volume de Champagneperdido é substituído por uma mistura devinho e açúcar, chamado de licor ou vinho de dosagem, aquantidade de açúcar no licor vai denominar se o Champagne seráBrut, Séc ou Demi Séc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário